quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Filho da Esperança -2006 (Children of Man)




Como você acha que estará o mundo no futuro? Não precisa ser um futuro distante, vamos jogar uns 16 anos para frente. Como você acha que estará o planeta em 2027? Carros voadores? Tecnologia superavançada? Cura para AIDS, para o câncer? Um mundo melhor para se viver? 

Essa não é a visão do diretor Alfonso Cuaron, neste fantástico filme de ficção. Um dos melhores que assisti até hoje, a cenografia do filme lembra um pouco Missão Babilônia (2008). Na verdade é o contrário, já que Filho da Esperança é de 2006,só que não foi tão falado quanto o filme de Vin Diesel.

Em um futuro próximo, 2027, o planeta vive sua pior crise econômica mundial. Muitos países considerados de primeiro mundo estão totalmente falidos e arruinados, a muito tempo deixaram de ser nações, não há democracia, governo, nada, é o caos total. Um dos únicos países a manter uma ordem política é a Grã-Bretanha, com leis extremamente rígidas principalmente com os refugiados e estrangeiros fugidos dos seus países destruidos pelos "quatro cavaleiros do apocalipse" (Fome, Guerra, Peste e Morte).

Destruição por todos os lados.
Os refugiados e estrangeiros são caçados pelo governo britânico e levados a campo de concentração lembrando muito o terror da Segunda Guerra Mundial. Diante de tudo isso existe um grupo terrorista que tenta fazer a revolução para que os refugiados tenham melhores condições de vida. O cenário é de terror, pessoas passando fome nas ruas, doenças, o céu não se mostra azul em nenhum momento apenas fumaça e neblina, nos campos e pastos pilhas de gados são queimados devido a peste. Tudo muito caótico e triste.

Porém a um fato inusitado que é o que deixa você preso ao filme, exatamente 18 anos não nasce nenhuma criança no mundo inteiro. Todas as mulheres por alguma razão desconhecida ficaram estéreis.

Clive Owen e Julianne Moore
Diante deste cenário caótico e absurdo surge o nosso herói, Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian (Julianne Moore), Theodore é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Eles passam a protegê-la a qualquer custo, por acreditar que a criança por vir seja a salvação da humanidade.

A experiência que tive com o filme foi muito boa, é um filme tenso do inicio ao fim. E ele te passa duas verdades.

A primeira: Não importa o quanto o planeta esteja ferrado, destruído, acabado, a beira da extinção, sempre vai ter um grupo que vai querer assumir o poder, sempre vai ter alguem pensando no seu próprio umbigo, mesmo que ele tenha que ser o dono de um monte de lixo, não importa, ele vai fazer de tudo para sê-lo.

A segunda verdade: Não importa o quanto o planeta esteja ferrado, destruído, acabado, a beira da extinção, com pessoas se matando para serem donas de entulhos, mesmo assim sempre irá haver esperança por um dia melhor.

Esta cena é de arrepiar.
Vale a pena destacar a presença da talentosa Julianne Moore e Michael Caine. 

Realmente um ótimo filme para se assistir e refletir, principalmente no cenário que envolve a história.


Trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário