sábado, 19 de novembro de 2011

Romance -2008 (Nacional)




A grande preocupação do cinema nacional ao meu ver e o que percebo quando leio algumas críticas é não se parecer como uma novela de uma hora e meia, principalmente uma novela global, ainda mais quando o diretor é de televisão. Foi assim com Olga, Cidade dos Homens e outros. Me parece que a primeira coisa que o crítico vai ver em uma produção brasileira é se o longa se parece com uma novela das oito. Talvez seja por causa dos atores que se tornaram conhecidos graças a TV, já que fazer cinema no Brasil, apesar desses últimos anos ter melhorado muito, ainda não está no mesmo nível do que as grandes produções fora do país.

Romance, de Guel Arraes (Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro) parece que consegue agradar de certa forma a crítica, quanto a mim, achei maravilhoso. A cada filme que assisto com a presença de Vagner Moura, me encanto mais com o trabalho desse grande ator entre tantos outros que tenho visto dentro do cinema nacional.

Como o próprio título diz, é um filme de amor, muito criativo, pois gira em torno da estória de Tristão e Isolda, que inspirou Romeu e Julieta de Shakespeare. Pedro (Vagner Moura) é um ator/diretor da peça Tristão e Isolda e procura uma atriz para fazer Isolda, conhece Ana (Leticia Sabatella), os dois como se é de esperar se apaixonam e vivem uma estória de amor tanto na ficção quanto na realidade, e a partir dai, em meio belos diálogos e cenas apaixonadas e apaixonantes, eles filosofam sobre o amor e a paixão. Tudo vai bem até que Ana recebe um convite para fazer novela, então os problemas começam a aparecer e muitas coisas acontecem até o fim do filme, que também foi muito bem bolado.


Ótimas atuações, além de Vagner Moura e Leticia Sabatela, vale a pena destacar Andréa Beltrão, José Wilker e Marco Nanini no papel de um ator "estrelinha" muito hilário. Gostei muito da edição e montagem do filme, principalmente no começo, trilha sonora de Caetano Veloso, com destaque para a música Nosso Estranho Amor. Mais uma vez  Guel Arraes usa o cenário nordestino para sua fotografia, uma espécie de assinatura do diretor, o que deixou o filme mais interessante e bonito.


Indico com certeza, para todos os casais apaixonados e apreciadores de bons filmes de romance.  

Por falar em romance, vou ficando por aqui, porque hoje é sábado e sábado é dia de casamento, vou me embora registrar mais uma estória de amor, baseado em fatos reais.

Até a próxima.

Trailer


Nenhum comentário:

Postar um comentário