Se ontem assisti um filme que mostrava a cultura nordestina, o filme de hoje é da região sudeste mais precisamente na cidade de Sorocaba, e é impressionante tamanha riqueza cultural do Brasil!
Cafundó, conta a história de João Camargo, interpretado pelo fantástico Lázaro Ramos. João Camargo foi o fundador da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim da Água Vermelha, uma "religião" que mistura Catolicismo, Umbanda e Espiritismo.
Lázaro ramos no papel do Pai João Camargo |
Dirigido por Paulo Betti, que também faz uma pontinha no filme, o filme mostra o sincretismo religioso e a miscigenação cultural do povo brasileiro. Conta a trajetória desse ex-escravo, no final do seculo XIX, as dificuldades que ele teve para arranjar emprego, não só ele como os negros na época, que com o abolição da escravatura passaram a ter uma vida pior do que quando eram escravos.
O sincretismo religioso é um dos pontos mostrados no filme. |
O filme mostra a sociedade da época, a economia e a politica, focando alguns momentos do nosso passado histórico como as Revoltas enfrentadas pelo Marechal Floriano Peixoto e a febre-amarela no começo do seculo XX. Vale destacar a fotografia e as belas locações onde as cenas foram gravadas, paisagens lindíssimas, contribuindo com a beleza e a pureza da trama.
João Camargo passa por muitos sofrimentos, humilhações e descasos, mas de uma forma ou outra, percebe-se que ele sempre está ligado com o místico e o mundo espiritual. E após uma visão, ele se torna um líder espiritual, aclamado por muitos de milagreiro, para o desespero da Igreja Católica que passa a persegui-lo.
Um filme ganhador de vários prêmios, alguns internacionais, onde se aprende sobre História do Brasil, religião africana e o desejo de um homem simples porém sábio, em fazer o bem para as pessoas carentes.
O verdadeiro, Pai João Camargo |
Este é mais um filme que indico, sei que alguns vão torcer o nariz, mas é um filme para ser assistido sem preconceitos, afinal a arte está acima de tudo isso.
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário