sábado, 19 de novembro de 2011

Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito - 2008 (Nacional)





Como já  dizia o dito popular: Política, futebol e religião não se discute.

"Bezerra de Menezes, O Diário de um Espirito", um filme Espírita contando a estória do médico que ficou famoso por defender o espiritismo e pelo seu enorme autruísmo ao ponto de ser nomeado o médico dos pobres.

Não estou aqui para discutir a doutrina Espírita ou o Espiritismo, e sim para falar do filme. Sinceramente a estória e a vida de Bezerra é muito bonita e interessante, mas acho que o diretor não soube extrair o melhor do roteiro e dos atores.

O filme é narrado de uma forma que parece estar se arrastando, isso o torna bastante cansativo, principalmente a interpretação de Carlos Vereza, a entonação de voz dele é um convite para dormir. Os demais atores também fazem uma interpretação lamentável, muito superficial, principalmente o diálogo. A fotografia também não é aquelas coisas e deixa a desejar. A trilha sonora as vezes se torna irritante.


Você deve estar se perguntando, o que há de bom no filme? A parte  boa do filme são os momentos em que Bezerra de Menezes fala sobre o exercício da medicina e não o seu comércio (que é o que se vê por aqui nos dias de hoje, uma boa parte dos jovens se formando em medicina por dinheiro e não para ajudar o próximo) e o discursso que antecede o final do filme quando ele questiona  como o  materialismo pode preencher o vazio existencial de uma pessoa. São os momentos mais fortes e marcantes do filme.


No geral, lamento dizer mas na minha humilde opinião como público, (não li a crítica do filme), achei um filme fraco tecnicamente.

Indico apenas se você está curioso para saber um pouco mais da vida desse homem, que hoje é um Guia Espiritual dentro do Espiritismo, ou se você é um praticante desta doutrina e quer saber um pouco mais sobre este assunto.

Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário