"Iluminar pra sempre. Iluminar tudo até os últimos dias da eternidade. Iluminar e só. Eis o meu lema e o do Sol."
(Olga Benário)
A Grande Segunda Guerra Mundial. Uma das épocas mais marcantes e deprimente da história mundial. Desde que o mundo é mundo sempre houveram guerras, e acredito que isso não acabará tão cedo, enquanto houver seres humanos haverá guerras. Mas o que diferencia esta das demais, é a motivação. Não foi apenas por poder, por território, havia uma motivação maior, mais fria, mais diabólica, a Segunda Guerra Mundial foi marcada pelo mais cruel ditador que a humanidade conheceu, Adolf Hitler. O seu ódio pelos judeus fez com que essa guerra se tornasse uma das mais cruéis de todas, com seus famosos campos de extermínio, mostrou ao mundo até onde pode ir a crueldade humana com seu semelhante.
Assisti a vários filmes e documentários a respeito deste assunto e nunca poderei imaginar de verdade o que foi esse horror e muito menos entender o porque de tudo isso. Tamanha estupidez humana, e pensar que existem idiotas, covardes e ignorantes que defendem o nazismo ainda nos dias de hoje.
E no meio deste contexto triste de nossa história é que se passa o filme Olga, de Jayme Monjardim, um filme baseado em fatos reais. Contando a história dessa alemã-judia filha de um pai advogado, pertencente a classe média alemã, que se envolveu de uma forma profunda com o partido comunista e seus ideais.
Tamanho foi seu envolvimento que recebeu a missão de levar Carlos Prestes de volta ao Brasil em segredo, entretanto ela não contava que no meio dessa missão fosse se apaixonar pelo seu protegido, e a história que a principio estava focada na política muda seu foco para o romance.
Os críticos na época desaprovaram o filme, disseram que foi um filme televisivo, parecendo um romance de novela, com um roteiro e falas superficiais, não se aprofundando nos detalhes históricos e políticos da época.
Concordo com os críticos, realmente o filme parece uma minissérie, mas nem por isso deve-se desprezar esta obra, principalmente a direção de arte com seus cenários todos rodados no Brasil, principalmente a parte da neve, que foi feita no Rio de Janeiro sob um calor de 40 graus, e os atores tendo que fingir passar frio.
Gostei muito da atuação da Camila Morgado que permitiu que raspassem seus cabelos nas cenas em que ela está no campo de concentração. Para mim, uma das cenas mais emocionantes do filme sem dúvida, é a hora da separação de mãe e filha no presidio, realmente a direção e atuação está impecável.
Este é mais um filme que indico, se você ainda não assistiu vale a pena conferir este clássico nacional, é uma bela história de amor, com belas fotografias, trilha sonora bem envolvente e além de tudo fala sobre um pedaço da nossa história, algo que não podemos simplesmente virar o rosto e fingir que nada aconteceu, temos que saber, nos informar, para que estas coisas horríveis jamais voltem.
Trailer:
Perfeito Adilson , vc retratou exatamente a visão que eu tive do filme , também concordo que precisamos conhecer nossa historia...assisti esse filme 3 vezes , e a emoção foi uma maior que outra. Além de uma ótima produção e um roteiro incrível, outro destaque do filme vai para a atriz Camila Morgado que você o deu com muita clareza. Ela se agarra a personagem de uma tal maneira que passa ao público uma realidade ainda maior. Camila consegue, com os minutos de projeção, encontrar uma interpretação majestosa.
ResponderExcluir"Olga' é, com certeza, um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos.