Nem sempre fui um apreciador de filmes de terror. Lembro-me quando criança, não podia ver chamadas na TV de filmes deste gênero, que tapava os ouvidos, fechava os olhos e corria para algum outro cômodo da casa.
O primeiro filme de terror (se é que se pode chamar de terror) que assisti, foi Piranhas. Percebi que não era tudo aquilo que pensava, porém A Hora do Pesadelo, foi o que mais me deixou assustado, acho que fiquei umas 2 noites sem dormir direito, mas esse medo acabei vencendo trabalhando meu psicológico. Quando pré-adolescente, comecei a torcer a favor dos monstros, achava que se tivesse do lado deles, eles não viriam me pegar. Anos depois com o surgimento do DVD comecei a assistir os Making of dos filmes. Conhecendo como era feito a cena, a maquiagem e os efeitos especiais, não tinha mais medo na hora das cenas mais fortes do filme.
Agora não preciso mais torcer para monstros e nem assistir os making of, a não ser por curiosidade ou para aprender algumas técnicas de iluminação, enquadramento, edição, etc. Às vezes elas são úteis no meu trabalho, mas não é só making of de filmes de terror que assisto, isso vale para todos os gêneros.
Começo o mês de Agosto (mês do desgosto, do cachorro louco, noites do terror do Playcenter e do meu aniversário), postando um clássico do suspense e terror A Profecia (1976). Na verdade é mais um suspense do que um terror (considero terror quando há monstros).
O filme é muito bem elaborado a história bem contada, mas de Profecia não tem nada. A parte de pesquisa do filme foi bem superficial, pegou apenas um versículo da bíblia, do livro de Apocalipse onde se refere sobre o número da besta e dali foi criado toda a trama e o personagem do anti-cristo, o lindo garotinho Damien (sugestivo o nome do menino não? bem parecido com "demon") interpretado por Harvey Stephens.
A fotografia e os cenários são muito bons, as cenas de mortes (todas de modo muito violento) com certeza serviu de inspiração para o filme Premonição. O que mais impressiona é a trilha sonora, de arrepiar, cantos gregorianos pesados deixam o filme muito mais sombrio e denso, por essa razão ganhou dois Oscars em 1977. Como melhor Trilha Sonora e como melhor Canção Original. A interpretação dos Sr. e Sra. Thorn por Gregory Peck e Lee Remick respectivamente estão impecáveis, o mesmo pode se dizer da interpretação da sinistra e satânica babá a Sra. Baylock, (Billie Whitelaw).
O filme A Profecia fez tanto sucesso na época que ainda gerou mais três continuações, estas que espero postar durante esta semana.
Para quem não precisa tapar os ouvidos e nem fechar os olhos de medo, ai vai o trailer, preste a atenção na música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário