sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Ostra e o Vento (1997)



Esse filme veio para tirar de uma vez por todas todo o meu preconceito em relação ao cinema nacional. Sempre achei o que a maioria dos brasileiros pensam filme nacional não é bom, graças a Deus estava enganado.

Incentivo a todos a darem mais créditos aos filmes brasileiros, assistam, tem muita coisa boa por ai.

Uma das praias onde foi realizado o filme.
O que vou falar de A Ostra e o Vento? Simplesmente fantástico, maravilhoso, tudo muito bem feito. A história é interessante e da forma como é contada, através de flashbacks, mesclando tempo passado e presente, a deixa muito mais confortável de ser acompanhada. Principalmente os primeiros 15 minutos da trama, é quando você vai sendo apresentado aos personagens da trama.  A fotografia é um caso à parte, muito bonita, algumas cenas foram filmadas nas praias do Ceará e outras na Ilha do Mel no Paraná. 

Leandra Leal e Lima Duarte
Infelizmente não vou falar muito da trama pois irá perder toda a graça do filme. Só posso dizer que o filme conta a história de Marcela (Leandra Leal) que mora com o pai (Lima Duarte) autoritário e extremamente ciumento no farol em uma pequena ilha deserta, Marcela só sabe do mundo exterior através de quatro marinheiros que visitam a ilha esporadicamente para levar suprimentos aos dois. Nessa vida de solidão Marcela, uma adolescente, sem ter com quem conversar acaba fazendo do vento o seu amigo e confidente. E é só isso que vou contar.

Leandra Leal em uma atuação impecável.
Vale destacar o belíssimo trabalho de interpretação da jovem Leandra Leal que na época estava com 13 anos apenas. Lima Duarte dispensa comentários, o mesmo para Fernando Torres que faz o papel do velho Daniel amigo de Marcela. Daniel ensinou a garota a ler e escrever e deu-lhe um diário onde ela expressa todo o drama que vive na ilha, solidão, relacionamento com o pai e a vontade de conhecer o continente, tudo isso de uma forma poética e graciosa.

Floriano Peixoto faz o papel de Roberto um rapaz com problemas mentais que ajuda José (Lima Duarte) a cuidar do farol. Uma interpretação muito boa também.

A música-tema é de Chico Buarque, outra coisa que dispensa comentários e a direção é de Walter Lima Jr.

 Este filme reuniu tudo o que existe de muito bom, uma bela música (você ouve inteira no final), locações com paisagens lindíssimas, uma história muito interessante com toques de suspense, drama e poesia e atores fantásticos, tudo isso só poderia resultar em um belo filme.

Trailer:





Um comentário:

  1. este filme é maravilhoso,a leandra é maravilhosa e é uma pena que este belíssimo filme nunca tenha passado na tv (assisti somente uma vez na sessão brasil,após o jo)!

    ResponderExcluir