sábado, 26 de janeiro de 2008

A Verdade está lá fora

A VERDADE ESTÁ LÁ FORA. Gostei dessa frase desde a primeira vez que a vi no seriado Arquivo X. Tento aplicar essa frase na minha vida. Não, não tem nada haver com seres extraterrestres, eu a aplico de outra forma. De uma forma mais critica.

Acredito que não deveríamos aceitar de forma passiva tudo aquilo que é transmitido pelos veículos de comunicação, me refiro a todos, rádio, televisão, cinema, e-mails, jornais e até mesmo um simples bate-papo com os amigos.

Muitas vezes não questionamos as informações, a digerimos e processamos aquilo como mais uma verdade.

Pergunto-me se o filme Matrix é tão ficção assim? Será que não vivemos em uma Matrix onde os meios de comunicação é a verdadeira Matriz que controla tudo? Será que metaforicamente, não vivemos entubados, com plugs ligados ao nosso cérebro recebendo todo tipo de informações, verdades impostas, nos dizendo como devemos agir, pensar e até sentir?

Não gostamos de pensar, pois na verdade, pensar cansa, é desgastante e consome tempo. É mais fácil ter alguém que pense por nós. E elegemos a mídia para fazer esse trabalho.

Quando crianças, não somos incentivados a pensar, o que o meu livro de Estudos Sociais dizia era a Verdade. Lembro que as provas de História se baseavam apenas em decorar datas e nomes. Não havia o POR QUÊ?

Por que Pedro Alvarez descobriu o Brasil? Foi acidente mesmo?

Por que Tiradentes é considerado o mártir do Brasil e não os baianos Manuel Faustino dos Santos Lira, João de Deus do Nascimento e os mulatos Luiz Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas que foram condenados à morte por enforcamento, sendo executados no Largo da Piedade a 8 de novembro de 1799? Será porque Joaquim José da Silva Xavier era branco e rico e os nosso irmãos baianos pobres e mulatos?

E tem tantas outras questões mais atuais, Guerra no Iraque, o atentado as Torres Gêmeas, Mensalões, Dossiês, tantas perguntas sem resposta...

E hoje em dia, a educação de nossas crianças não passa de um aglomerado de informações a serem decoradas, decorar fórmulas, regras, data e nomes. Não ensina a se pensar, são condicionados a escravidão intelectual desde pequenos.

A mídia quer dirigir nossas vidas, quer nos impor o que é certo e o que é errado.

Liberte-se dessas verdades enlatadas, não aceite tudo passivamente, não engula tudo que te colocam na frente. Pense, reflita, questione. Melhor do que ler um livro é escrever o seu próprio livro.

A verdade está lá fora! Fora de Matrix, fora desse sistema opressivo e manipulador! Fuja para Zion!

Pensar liberta a alma!
[Adilson Carlstrom Junior]

Nenhum comentário:

Postar um comentário