terça-feira, 24 de abril de 2012

Melancolia - 2011 (Melancholia)




DIREÇÃO: Lars von Trier
ELENCO: Kirsten Dunst, Charlotte Gaisnbourg, Kiefer Sutherland
PRODUÇÃO: Meta Louise Foldager, Louise Vesth
ROTEIRO: Lars von Trier
DIRETOR de FOTOGRAFIA: Manuel Alberto Claro

DURAÇÃO: 136min.
PAÍS: Alemanha/Dinamarca/França/Suécia
GÊNERO: Drama, Ficção Científica
ANO: 2011
DISTRIBUIDORA: Califórnia Filmes
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

SINOPSE:

O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para apoximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre uma possível colisão da Terra com outro planeta chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine se mostra conformada, Jonh (Kiefer Sutherland) marido de Claire cético quanto ao fim do mundo e Claire terrivelmente amendontrada quanto o acontecimento apocalíptico.

COMENTÁRIO:

Há uma teoria que um possível planeta chamado de Planeta X ou Nibiru estaria em rota de colisão com o nosso planeta azul, muitos acreditam que este planeta não irá bater na Terra mas passará tão perto que causará grandes catástrofes  naturais exterminando uma grande parte da raça humana. Isso tudo acontecerá  (coincidência ou não) em 2012.

Talvez o diretor e roteirista Lars von Trier tenha escrito esta estória com base nessa teoria, talvez não. Independente disso o certo é que Melancolia não é um filme para qualquer um e também não deve ser assistido de qualquer jeito. Não que o filme seja ruim, muito pelo contrário, é um excelente filme, porém é um filme muito denso com imagens maravilhosamente fortes, tristes para não dizer melancólicas.

Melancolia se paroximando da Terra

Apesar de serem estórias diferentes, a forma como Melancolia e contada lembra muito o filme Anticristo do mesmo diretor, principalmente o início. Com aproximadamente 2 minutos de imagens  todas em câmera lenta que parecem mais com belíssimas fotografias e ao fundo uma música lindíssima solada por um triste violino Melancolia apresenta quase que um resumo do que será a estória.

Uma aula de fotografia e composição de imagens.
A estrutura do filme também é parecida com o Anticristo, a estória é nos apresentada em capítulos, em Melancolia são dois e no Anticristo, acho que são três.

Os personagens são bem profundo psicologicamente, principalmente Justine, que por mais que tente parecer feliz principalmente na festa do seu casamento, ela deixa claramente transparecer um certo desgosto por alguma coisa, e em certo momento ela conversando com sua mãe, diz que não sabe se vai conseguir suportar. (Assista o trailer)



Vale destacar a fotografia do filme, simplesmente lindíssima, uma verdadeira aula de composição e enquadramento e também a cena final, carregada de emoção, beleza e dor.

Belas imagens, muitas vezes agonizantes.
O filme se passa em um ambiente palaciano, e mostra apenas a família de Justine e Claire, portanto os eventos naturais que ocorrem durante a aproximação de Melancolia, alguns são explicados de modo cientifico por Jonh que é o mais entendido no assunto.




Sem dúvida uma obra para entrar no Hall dos melhores filmes produzidos, pelo menos ele está na minha lista.

NOTA 10

TRAILER:





Um comentário: