sábado, 31 de dezembro de 2011

Cisne Negro - 2011 (Black Swan)



SINOPSE:

Apoiada pela mãe, uma bailarina aposentada, Nina (Natalie Portman) se dedica totalmente à companhia de dança de balé da qual faz parte. A grande oportunidade desta jovem surge quando o diretor artístico Thomas Leroy (Vicent Cassel) procura por uma dançarina para protagonizar O Lago dos Cisnes. Lily (Mila Kunis) tem toda a aptidão para a sensualidade do Cisne Negro, enquanto Nina se mostra ideal para viver o Cisne Branco, inocente e gracioso. Nesta disputa, Nina passa a conhecer melhor o seu lado sombrio, e este autoconhecimento pode ser destrutivo. Censura 16 anos.

ELENCO:

Natalie Portman (Nina Sayers)
Mila Kunis (Lily)
Winona Rider (Beth MacIntyre)
Vicente Cassel (Thomas Leroy)
Barbara Hershey (Erica)

COMENTÁRIOS:

Darren Aronofsky. É o diretor. Guardem bem esse nome.

Comecei assistindo Cisne Negro pensando que era uma coisa e para minha surpresa, foi algo totalmente diferente e fantástico.


O filme é muito bom, até para quem não gosta de Ballet, como eu. A primeira cena do filme foi algo inesperado. Fiquei imaginando como foi feita. Se por acaso foi utilizada uma steady cam, a sincronia entre o câmera-man e os atores foi algo beirando a perfeição, muito linda a cena, a coreografia, os enquadramentos, a música, tudo parecendo uma coisa só. Isso só se consegue com uma ótima direção. 



Cisne Negro é uma mistura de drama e suspense psicológico, e fala sobre a obsessão de Nina (Natalie Portman) em ser uma bailarina perfeita,(temos o drama) porém essa obsessão acaba interferindo o psicológico da personagem que acaba misturando alucinações com realidade e você que assiste não sabe onde começa um e termina o outro, participando assim junto com a psicose da personagem (o suspense).



A ambientação é na maioria dentro do teatro onde ocorrem os ensaios para  o grande dia da estréia, achei que em certo momento, o fato de mostrar muito ensaio, ensaio, o filme fica um pouco repetitivo no meio da estória, mas nada que estrague a obra.






Enfim, um filme fantástico a nota que vou dar é uma nota pessoal, devido o detalhe das cenas repetitivas de ensaios, apesar de saber que os bailarinos têm uma vida muito disciplinada e difícil, mas acho que para o filme foi um pouquinho demais. Mas é um ótimo  filme, com certeza um dos clássicos que entrarão para a história do cinema mundial.







NOTA: 9,0

TRAILER:


Nenhum comentário:

Postar um comentário