DIREÇÃO: David Lean
ROTEIRO: T.E.Lawrence, Robert Bolt, Michael Wilson
GÊNERO: Aventura/Drama/Guerra
ORIGEM: Inglaterra
DURAÇÃO: 3h36min.
CENSURA: 12 anos
SINOPSE:
Conheça a história de T.E.Lawrence (Peter O'Toole), um jovem tenente que, insatisfeito com o trabalho de preencher mapas no quartel general durante a Primeira |Guerra Mundial, acabou enviado para o deserto como observador, na região onde fica a atual Arábia Saudita. Simpatizando com os costumes e povos da região, acabou tendo uma decisiva participação na histórica união dos povos árabes contra os turcos. Vencedor de 7 Oscar, incluindo Melhor Filme e Diretor.
COMENTÁRIO:
Considerado um dos filmes com melhor roteiro, Lawrence da Arábia na verdade é um filme-documentário baseado no livro Os Sete Pilares escrito pelo próprio T.E. Lawrence.
A principio por ser um filme de 50 anos atrás pode parecer chato ou massante, principalmente quando se descobre que são mais de 3 horas e meia de filme. Mas quando começa a assistir, logo de cara você acaba se simpatizando com o personagem, e o roteiro e diálogos ajudam a deixar o filme mais leve e empolgante, principalmente quando o protagonista parte para o deserto. A fotografia das paisagens áridas somado com tomadas abertas de Lawrence sobre seu camelo cruzando o deserto são simplesmente lindíssimas.
E por falar em personagens, não apenas Lawrence é cativante como também outros como por exemplo: Xerife Ali interpretado por Omar Sharif e Auda abu Tayi (Anthony Quinn) chefe de uma tribo de árabe e tantos outros que vão surgindo no meio da trama.
Um filme muito interessante, cativante e dramático por se tratar dos horrores de uma Guerra Mundial, (apesar de não mostrar explicitamente cenas de violência) mas mostra o lado negro de Lawrence, o prazer que ele tem em matar os inimigos e a sua prepotência ao ser considerado quase um "deus" pelas tribos árabes e ao mesmo tempo que ele gosta disto tudo, ele sabe que está perdendo sua humanidade e surge a necessidade e o desejo de sair desta guerra.
Se você é um cinéfilo assim como eu, convido a assistir este clássico, uma verdadeira obra de arte.
NOTA:10
TRAILER:
Nenhum comentário:
Postar um comentário