DIREÇÃO E ROTEIRO: Richard Shepard
ORIGEM: Estados Unidos, Croácia, Bósnia Herzegóvina
GÊNERO: Ação
DURAÇÃO: 1h42min.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos.
DISTRIBUIDORA: Europa Filmes
SINOPSE:
Richard Gere é Simon, jornalista de guerra que, ao lado do cameraman Duck (Terrence Howard, Homem de Ferro), realizou grandes coberturas. Após testemunhar um massacre na Bósnia, Simon briga com sua emissora e desaparece. Anos mais tarde Duck retorna a Bósnia e é procurado por Simon. Ele tem pistas sobre a localização do Raposa, o pior criminoso de guerra local, que tem uma recompensa de 5 milhões de dólares por sua captura. Agindo contra ordens da ONU e confundidos com agentes da CIA, eles partem em sua busca. Baseado em uma história real.
COMENTÁRIO:
Ótimo filme, uma mistura de ficção com documentário, abordando a reportagem investigativa, quase que uma missão de espionagem da CIA. Um filme que traz ação, drama, suspense e um pouco de humor.
Apesar da estória apresentar Simon como o principal, na verdade o protagonista é o seu amigo, o cameraman, Duck. É ele que explica através da narração e flashbacks alguns momentos do filme. Isso facilita para que haja uma maior compreensão do roteiro. Por falar em roteiro, é muito bom por sinal, bem costruido, apenas senti um buraco no final, a estória dá um pulo sem explicação.
A fotografia do filme é muito bonita e extrema, parte do filme mostra as ruínas de uma cidade que acaba de sair de uma guerra civil, mostrando as cicatrizes e marcas deixadas nas paredes dos prédios, e também as cicatrizes marcadas nas almas das pessoas através de seus rostos tristes e desolados. E em outros momentos mostra as belíssimas florestas de vegetação temperada e belas montanhas.
Os personagens principais são três, Simon que é o pseudo-protagonista, um repórter atormentado pelos horrores da guerra e por um drama pessoal durante esse período, faz o tipo canastrão, mentiroso e cafajeste. Se encontra em declínio em todas as áreas de sua vida, por outro lado é corajoso, destemido e determinado na sua busca pelo antagonista, O Raposa. Duck, o cameraman, é o oposto de Simon, uma pessoa bem sucedida profissionalmente, centrada e racional, porém é infeliz e depende do seu velho amigo Simon para poder se sentir mais vivo através das loucuras e enrascadas que os dois sempre acabam enfrentando. Benjamim, o repórter novato, acabou de se formar como jornalista em Harvard, filho do Vice-presidente da emissora onde Duck trabalha, é um jovem inteligente, porém sem experiência nenhuma como repórter, ainda mais um repórter de guerra, tenta provar para ele e principalmente para o seu pai que é um cara durão para este tipo de profissão. Os três atores estão muito bem em seus papéis, Richard Gere dispensa comentários, impecável, também gostei da atuação de Terrence Howard, faz uma ótima dupla com Gere e Jesse Esemberg (Rede Social) no papel do hilário e nerd Benjamim.
Um filme muito bem feito, apesar de tratar da Guerra da Bósnia Herzegovina, não tem toda aquela violência que imaginamos ver, é mais um filme de investigação com ótimos momentos de suspense e ação. No final do filme há algumas explicações do diretor a respeito de alguns fatos que foram ficção e outros que foram verdadeiros durante o filme, algo que achei bem interessante.
Um filme que com certeza agradará a muitos.
NOTA: 9
TRAILER:
Nenhum comentário:
Postar um comentário