terça-feira, 13 de setembro de 2011

Jindabayne (2006)




Jindabayne é um filme interessante.  Logo no começo aparece uma frase alertando os aborígenes de que o filme contem cenas de pessoas mortas e doentes. Só fui entender a razão dessa frase no meio do filme em diante.

Jindabayne é o nome de uma região no interior australiano. O filme conta a história de quatro famílias amigas, todas elas com algum problema pessoal específicos, porém são problemas que elas preferem deixar encoberto. 


Em um belo fim de semana, os amigos se preparam para a pescaria que é realizada todo ano entre eles. E partem para o meio da floresta, e as mulheres ficam juntas como se fosse um clube da Luluzinha, conversando e tudo mais.

O fim de semana seria perfeito para os rapazes se não fosse o corpo de uma jovem aparecer boiando logo no primeiro dia de pescaria. Como eles não queriam estragar o fim de semana, resolvem deixar o corpo da garota amarrada em uma árvore dentro do rio e chamar a policia apenas no último dia. Afinal ela estava morta mesmo e eles não podiam fazer mais nada.

A partir dai começa a trama e o drama do filme, o problema  é que a garota é uma aborígene e pelo que entendi eles possuem vários rituais em seus sepultamentos e um respeito que chega a beirar quase o medo pelos mortos e espíritos.

Então começa a polêmica do filme, os pescadores que não são aborígenes, são hostilizados por parte da população da cidade que respeita esta religião e tamanha é a confusão que os problemas do passado deles começam a vir à tona para as quatro famílias e o filme mostra como eles tentam resolver estes problemas.

É um bom drama onde são tratados assuntos éticos, principalmente a leviandade que foi tratado o corpo da jovem aborígene, pelos pescadores. O filme tem belas imagens do deserto e florestas australianas. 



O começo do filme parece que será um policial ou um suspense, mas não se engane é drama puro, daqueles que mostra discussão de relacionamentos, feridas sentimentais expostas e tudo mais.

O filme não explica com detalhes a religião aborígene mas dá para se ter uma ideia de como a morte é algo importante para eles.

Segue o trailer.






Nenhum comentário:

Postar um comentário