quinta-feira, 28 de julho de 2011

Documentário - Santa Cruz

Hoje fui a um evento diferente. Um Ciclo de Cinema que faz parte de uma programação chamada Sinapse Idéias que Transformam o Mundo. Ocorreu na Primeira Igreja Batista de Campinas.

Lá, assisti a um documentário chamado Santa Cruz do diretor João Moreira Salles. Não conhecia o documentário. Nem sabia o que esperar dele.

Assisti. O documentário mostra o crescimento de uma igreja pentecostal dentro de uma área invadida no subúrbio de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

De uma forma imparcial o documentário nos apresenta o Pastor e fundador da igreja Casa de Oração Jesus é o General, e seus personagens, moradores da região, mostra a transformação que esta igreja fez nas vidas daquelas pessoas, daquele loteamento onde não há água encanada, asfalto, saneamento básico, coisas que estamos tão acostumados a ter nas nossas casas e não damos o minimo valor de como isso faz falta para as classes menos favorecidas  nas periferias de nossas cidades.

Um documentário de uma sensibilidade muito grande, com momentos comoventes e emocionantes, um ótimo trabalho realizado por Salles que ficou nove meses acompanhando a vida daquelas pessoas tão carentes de necessidades  básicas, mas tão ricas espiritualmente e com uma fé e uma convicção muito grande naquilo que vivem e creem, que faz com que questionemos as nossas prioridades. Um cristianismo autentico quase perto do que a igreja de Jesus já foi um dia no livro de Atos dos Apóstolos.

Apesar da igreja ser de uma denominação diferente da minha, ficou muito claro que não existe denominação certa ou errada, se existe denominações diferentes é porque as pessoas são diferentes e Deus se mostra para cada um de maneiras diferentes, para uns ele fala através da Palavra, para outros numa "Sarça Ardente" agora quem sou eu para julgar a maneira de Deus agir na vida de outra pessoa? E naquele lugar se vê de um modo simples o evangelho sendo pregado e pessoas se convertendo e entregando suas vidas a Jesus, e o melhor de tudo tendo suas vidas transformadas. Um documentário muito bom na minha opinião.

Afinal, o que realmente importa: o que temos ou o que somos?

Este evento (Sinapse) continua na sexta(29) e no sábado(30), se puder ir, garanto que não vai se arrepender.

Infelizmente não tenho fotos nem trailer para ilustrar essa belíssima e impactante noite em que fui confrontado com minha fé.

Adilson Carlstrom Junior

2 comentários:

  1. Também assisti e gostaria de saber como poderia conseguir uma cópia ou link para baixar esse filme.
    Você poderia me informar?
    Um abraço e Deus o abençoe.

    Oswaldo - Piracicaba -SP
    oswaldoraymundo@ig.com.br

    ResponderExcluir