Janeiro. Férias. Verão. Viagem. Chuva, muita chuva.
Essas são algumas palavras que lembro quando penso no mês de Janeiro, porém de alguns anos para cá, comecei a acrescentar infelizmente as palavras: enchente, desmoronamento e morte.
Nesses últimos 15 dias temos visto pela Tv e demais noticiarios, como um fenômeno natural que no passado foi sinônimo de benção e vida, se tornou algo destrutivo e mortal. A chuva.
Olho para as imagens na TV e não consigo imaginar a dor daquelas pessoas que além de perderem seus bens materiais também perderam seus parentes e amigos.
Seria castigo de Deus?
Acredito que não. O Deus no qual acredito, apesar de ser um Deus justo, não é um Deus que castiga, muito pelo contrário é um Deus que nos ama e muito. Você deve estar se perguntando: "Se Deus nos ama tanto, porque Ele permite tal coisa? Porque tanta desgraça e morte?"
Porque Ele nos deu uma coisa chamada Livre Arbitrio, nós podemos escolher os nossos caminhos e tomar as nossas decisões sem a interferência Dele, porém para toda a ação existe uma reação. O que acontece hoje é consequência de ações que foram tomadas no passado.
Ações que tomamos quando decidimos construir nossas casas, algumas delas mansões, hotéis e pousadas em locais de risco como morros, encostas, na beira do mar e margens de rios. Ações que tomamos quando jogamos lixo nas ruas que entopem bueiros, entulhos nos rios, quando desmatamos áreas para corte ilegal de madeira, para plantações ou criação de gado, quando poluimos os ares, quando ao invés de escolhermos um meio de transporte menos poluente, continuamos a andar com nossos carrões para exibir o nosso poder financeiro. Quando votamos em palhaços ao invés de pessoas preocupadas com o meio ambiente e desenvolvimento urbano, tudo isso são exemplos de decisões erradas, ações no passado que hoje vemos suas consequências.
Meu amigo, há pelo menos uns vinte anos que eu leio sobre isso que esta acontecendo hoje, tudo isso era previsto, os cientistas sempre alertaram sobre efeito estufa e suas consequências, mas nada foi feito para parar os níveis de desmatamento e poluição, colhemos o que plantamos.
Se você foi um afetado por essa chuva direta ou indiretamente, saiba que eu sinto muito, muito mesmo. Graças a Deus, ainda não fui vítima dessa tragédia. Se hoje você se pergunta porque isto aconteceu com você, infelizmente não tenho a resposta. Mas sei que nada acontece por acaso, por pior que pareça a situação, conheço estórias de pessoas que superaram tragédias em suas vidas e aprenderam grandes lições, é nisso que acredito.
Acredito na força quase que sobrenatural que o ser humano tem para se adaptar a situações adversas, acredito na inteligencia humana de aprender com os problemas e resolve-los, sim, é nisso que acredito.
Acredito que você, meu amigo, pode sair dessa situação que se encontra hoje e começar a tomar decisões que mudarão sua vida para melhor. É nisso que eu acredito.
Às vítimas das chuvas tanto no Rio, como em Sampa e nos demais locais desse país, deixo as minhas orações, para que Deus conforte seus corações e renovem suas forças para superar essa tragédia em suas vidas. Aos demais deixo essa mensagem para que possamos refletir e tentar aprender alguma coisa. Temos um ano inteiro pela frente para tentarmos amenizar esse problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário