sábado, 9 de junho de 2012

A Casa - 2010 (La Casa Muda)




DIREÇÃO:Gustavo Hernández
ROTEIRO: Jimena Bruzzone
ORIGEM: Uruguai
GÊNERO: Suspense
DISTRIBUIÇÃO: Play Arte
DURAÇÃO:1h19min.


SINOPSE:

Laura (Florencia Colucci) foi contratada junto ao seu pai para arrumar uma casa abandonada, cujo o proprietário gostaria de vender. Isolada de tudo e sem energia elétrica, os dois se preparam para dormir para começar o trabalho na manhã seguinte quando Laura começa a ouvir estranhos barulhos vindo do andar de cima. O pânico toma conta de Laura quando seu pai desaparece após ter subido as escadas para averiguar o que seria tais barulhos. Ela não sabe se o que acontece na  casa é real ou fruto de sua imaginação. Um filme baseado em fatos reais ocorrido em 1944 em um vilarejo no Uruguai.

COMENTÁRIO:

A muito tempo não assistia um filme de suspense dos bons. Principalmente por se tratar de um filme não-americano, de baixo orçamento (por volta de 6 mil dólares) filmado em apenas 4 dias. Detalhe, filmado com uma câmera fotográfica, Canon 5D Mark II, a mesma que uso para os meus trabalhos de casamentos.

O estilo de filmagem é parecido com o filme Festim Diabólico de Hitchcock, a impressão que dá é que o filme foi rodado em um único plano-sequência, o camera acompanha Laura o filme inteiro, como se fosse feito tudo em tempo real.

O que muda durante o filme é a perspectiva de visão da objetiva para subjetiva, em alguns momentos ele está em terceira pessoa (objetiva) mostrando as ações de Laura, em outro ele passa para primeira pessoa (subjetiva), mostrando aquilo que Laura vê.

O filme é ambientado todo dentro de um casarão escuro, o que aumenta o clima de suspense somado com a música e os efeitos sonoros. Quanto ao enredo, eu achei razoável, uma estória aceitável. 

Enfim, quem está afim de assistir um filme diferente, com um ótimo clima de suspense "A Casa" é uma ótima escolha.

NOTA: 8

TRAILER:




Nenhum comentário:

Postar um comentário